top of page

Geraldo Santana sedia Torneio de Futsal Independente


O ginásio de esportes do Grêmio Geraldo Santana sediou no domingo, 24 de março, mais uma edição do Torneio de Futsal Abertura de Temporada das Categorias de Base, considerado um dos maiores de Porto Alegre e promovido de maneira independente por Gabriel Machado Santos. Fruto do idealismo e da paixão por esportes – e pelo filho – Gabriel, que é pai do atleta Bruno Vasconcelos, realiza, desde 2013, a competição que, atualmente, acontece em duas edições: uma em março, no início das atividades esportivas, e outro em outubro, celebrando o dia das crianças. O evento contou com 40 equipes de Porto Alegre e Região Metropolitana, além de uma equipe de Santa Catarina, divididas em quatro categorias: sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15.

De acordo com o promotor, o principal objetivo do evento é a inclusão das crianças no esporte. “Saber o certo e o errado, a ganhar e perder, cumprir as regras e os valores da prática esportiva são lições importantes para esses jovens atletas”. Já a opção pelo Grêmio Geraldo Santana está relacionada à infraestrutura. “A sugestão de trazer a competição para o clube foi da minha esposa. Além da parceria na locação, na qual ganhamos um bom desconto, a estrutura e a qualidade das quadras é fator determinante no momento da escolha do local”, contou Gabriel, que conta com a parceria do diretor de esportes Wilson Mastella. Ele ressaltou que toda a organização e divulgação do torneio é particular e que a arrecadação é toda revertida nas premiações. “Não temos apoio de nenhum patrocinador. Tudo é feito por mim, com apoio da minha esposa. Não ganhamos nada com isso. Tenho uma profissão independente, sou contador, mas dedico uma parte do meu tempo e disposição para esse projeto”, contou. Ainda conforme o organizador, os únicos auxílios que recebe são de pessoas próximas, que se interessam pela causa. Ele conta que, na competição do último domingo, recebeu uma camisa do jogador do Grêmio Thonny Anderson, que será doada a alguma criança ou instituição. A doação foi realizada com o intermédio do seu amigo Tondim, em nome da Tondim Games.

Gabriel garante que os recursos para a organização do torneio vêm exclusivamente das inscrições, mas, apesar disso, beneficia projetos sociais que não têm como arcar com os custos da participação. “Eu mesmo ligo para as escolinhas e equipes. Quando se trata de um projeto social, busco alternativas para a inscrição. Às vezes, percebo que o valor é fator decisivo para a participação, e como o objetivo não é o lucro, acabo negociando”, confessou.

O organizador conta, ainda, que a inspiração vem do filho. “O Bruno joga futsal desde os 4 anos. Começou aqui no Geraldo Santana, com o professor Marco, e já foi destaque esportivo do clube. Pra mim, é muito gratificante ver crianças da idade dele dedicadas ao esporte e participando do torneio. É muito bom ver meu filho jogando e saber que estou deixando um legado”.

Fotos: Lúcia Mundstock

Na edição 2019 do Torneio de Futsal Abertura de Temporada das Categorias de Base foram premiados:

Categoria sub 9 Campeão - Ser Alvorada Gravataí Vice-Campeão - UJC Terceiro Lugar - Aleefa Categoria sub 11 Campeão - UJC Vice-Campeão - Sotapa Florianópolis- SC Terceiro Lugar - GAF

Categoria sub 13 Campeão - Sotapa Porto Alegre Vice-Campeão - GAF Terceiro Lugar - Grêmio Naútico Gaúcho Categoria sub 15 Campeão - Grêmio Naútico Gaúcho Vice-Campeão - Aleefa Terceiro Lugar - UJC


248 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page