top of page
WhatsApp Image 2024-02-23 at 07.55.52.jpeg
WhatsApp Image 2024-02-23 at 07.55.53.jpeg
WhatsApp Image 2024-02-23 at 07.55.53 (1).jpeg

A prática esportiva, além de melhorar o condicionamento físico e promover bem-estar, desenvolve nos jovens outros fatores importantes, como a disciplina, o senso de coletividade e comunidade, o raciocínio, entre outros fatores.

Uma das modalidades mais indicadas para os jovens é o basquete. Fundado em 1891, nos Estados Unidos, esse esporte surgiu para manter os jovens alunos da Associação Cristã de Moços mais saudáveis durante o rigoroso inverno da América do Norte.

Hoje, 130 anos depois, o basquete é um dos esportes mais praticados em todo o mundo, além de ser uma grande indústria, movimentando bilhões de dólares a cada temporada. Diversos estudos sobre o benefício que a prática desta modalidade esportiva proporciona já foram publicados.


Listamos, abaixo, quatro motivos pelos quais o basquete é considerado o esporte ideal para ser praticado na juventude. Confira:

1 - Melhora no condicionamento físico
O basquete é uma modalidade que exercita diversos músculos e membros do corpo humano, como as pernas, braços e ombros. Além disso, as constantes mudanças de direção - de forma repentina - acabam por desenvolver, além do fortalecimento muscular, uma melhora significativa na coordenação motora. Outras aptidões físicas, como força, impulsão e velocidade, também são aprimoradas durante a prática da modalidade.

2 - Melhora na saúde mental
As atividades físicas são grandes aliadas no combate a transtornos mentais, como a ansiedade e a depressão, como mostram alguns estudos da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). Além disso, uma pesquisa realizada pela University Clinic for Psychiatry and Psychotherapy at Ruhr-Universität Bochum (RUB) revela que a prática esportiva estimula a capacidade do cérebro de mudar, se reestruturar e realizar novas conexões - melhorando o aprendizado e auxiliando no combate e tratamento de problemas como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

O basquete, por ser um jogo dinâmico e que exige um alto grau de concentração, também desenvolve o raciocínio e percepção de ambiente - fato que acaba contribuindo para outras áreas da formação do atleta, como destaca a Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP).

3 - Coletividade
O basquete é um esporte coletivo. Sendo assim, ninguém consegue desenvolver o jogo de forma isolada, sozinho, por mais talentoso que o atleta seja. O jogador depende do desempenho - e do empenho - dos companheiros de time para ter sucesso.

Isso desenvolve um senso de coletividade bastante nítido, além da sensação de pertencimento que, ainda conforme a ABRAPESP, gera inúmeros benefícios relacionados ao bem-estar. Outro fator importante estimulado pela coletividade é o respeito ao espaço e a função do outro, já que, em um time de basquete, cada atleta é responsável pela realização de tarefas específicas.

O basquete também amplifica o convívio social, facilidade em relacionamentos e estimula a vivência em comunidade - fatores que parecem se perder na sociedade com o passar dos anos.

4 - Disciplina
Outro fator extremamente positivo da prática esportiva é a disciplina. Para se destacar, não apenas no basquete, mas em qualquer modalidade, é necessário se dedicar. Muito. São necessárias horas de treino e prática incansável de fundamentos, técnicas e muito estudo das regras e estratégias do basquete.

Essa disciplina proporcionada pelo basquete, é levada para outras áreas da vida - como a formação acadêmica e profissional. O fato foi reforçado pela jornalista Sônia Bridi. Ex-atleta de basquete, a repórter especial da maior emissora de TV do Brasil destacou a importância do esporte em sua carreira.

“A disciplina do esporte é uma coisa que fica para o resto da vida da gente. Respeitar as regras, compreender que há um universo se movendo ao seu redor é fundamental. O senso coletivo e o estudo do ambiente são aprendizados eternos. Quantas oportunidades as pessoas perdem por não perceber a movimentação ao seu redor? O esporte te prepara para essas situações”, afirma Sônia. “O esporte ensina que a gente sempre pode melhorar”, finaliza a jornalista.

Os benefícios do basquete

MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIA:

whatsapp1.png
insta.png
bottom of page