Rua Luiz de Camões, 337 - Bairro Santo Antônio - Porto Alegre/RS

Tel: 51 3223 5520

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira, das 8h30 às 12h - 13h30 às 18h - Sábados, das 9h às 12h

©  2018 Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana. Todos os direitos reservados.

Natação | Hidrobike | Hidroginástica

        A Escola de Natação, Hidroginástica e Hidrobike funcionam de segunda-feira à tarde até sexta-feira à noite, com aulas de quarenta e cinco minutos, desde o infantil até o master, contamos com ótimos professores e diversificado material para o aprendizado.

        Horários, preços e pagamentos estão disponibilizados na secretaria do Clube ou clicando AQUI.

natação

      Denominado como o esporte mais completo para o nosso corpo pela comunidade medica mundial, alguns dos benefícios desse esporte são: a queima de calorias, melhoria da postura global, diminuição do colesterol, regulação da pressão arterial, aumento do tônus muscular, fortalecimento dos ligamentos e estruturas cartilaginosas, diminuição de traumas articulares, condicionamento cardiorrespiratório, diminuição do stress, melhoria da flexibilidade, entre outros.

Para melhorar o processo de aprendizagem de nossos alunos, a escola de natação Geraldo Santana, reformulou sua estrutura pedagógica no ensino da natação infanto-juvenil e adulto, sempre com o intuito de melhorar a Saúde Global de nossos alunos e seu desenvolvimento motriz.

      A escola de natação subdividiu suas turmas por níveis de aprendizagem, onde o aluno passa por uma evolução constante na busca pela maestria de suas habilidades aquáticas, tornando as aulas mais dinâmicas e motivadoras. Essa progressão ocorre ao longo de 4 níveis nas turmas infanto-juvenis (de 4 anos a 14 anos) e 2 níveis nas turmas de adultos (de 18 anos em diante), onde a mudança dos níveis ocorrem entre 6 meses e 1 ano de pratica efetiva das aulas, além das aulas de Natação para Bebês (de 6 meses a 3 anos e 11 meses).

      Para alunos entre 15 e 17 anos, o Nível 1 será realizado nas turmas NAD 1 : NATAÇÃO ADULTO INICIANTE NÍVEL 1, depois dessa etapa ele será nivelado nas turmas infanto-juvenil, a partir do nível 2.

      Ao longo do processo de desenvolvimento da maestria aquática, o aluno é estimulado sempre a buscar a evolução máximo de suas habilidades, através de participações em diversas atividades de integração pelo esporte como: Torneios de Natação, Atividades Recreativas na Piscina, Festas de Integração com os demais Esportes do clube e com outras Instituições esportivas.

      Para o nivelamento nas turmas de natação, os futuros alunos devem passar por uma avaliação dos professores que dura em torno de 15 minutos dentro da piscina, onde serão avaliadas as suas habilidades aquáticas, acompanhado de uma anamnese inicial para apreciação de quadro clinico dos postulantes a pratica da natação. O professor(a) solicitará ao aluno ou responsável um atestado médico a ser entregue assim que possível, cuja escolha do Médico fica a critério da escolha do cliente.

NÍVEIS DA NATAÇÃO

NAD-1 : NATAÇÃO ADULTO INICIANTE NIVEL 1 – Aula destinada a adultos que queiram se beneficiar dos diversos benefícios oferecidos pela atividade, mas que não tem nenhuma experiência com aulas de natação e gostaria de aprender a nadar, pessoas com medo d’água que por algum motivo não conseguem interagir no meio aquático, como também pessoas que queiram aperfeiçoar um pouco do que já praticam em lagoas e mares, lhes trazendo mais segurança na pratica de outros esportes náuticos como surf, stand up paddle, caiaque, iatismo entre outros. Serão desenvolvidos os 3 primeiros nados Crawl, Costas e Peito, se assim for o desejo do aluno.

 

NAD-2 : NATAÇÃO ADULTO TREINAMENTO NIVEL 2 – Destinado a praticantes da natação que possuem maestria nos nados Crawl, Costas e Peito, que buscam melhorar seu condicionamento físico através de treinos de natação e que gostariam de aprender o 4 Nado o Borboleta. Esse nível também é destinado a atletas masters, que queiram desenvolver seus treinamentos acompanhados de orientação especifica para competições aquáticas. Fica aqui um convite para participarem de nossa EQUIPE MASTER que ao longo dos anos vem nos trazendo importantes resultados para o clube Geraldo Santana.

NINF – BEBÊS: NATAÇÃO PARA BEBÊS - (destinado a crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses acompanhadas por um responsável que acompanha a criança durante toda aula) – As aulas para Bebês têm com intuito de realizar a adaptação do mesmo ao meio liquido com auxílio dos pais ou responsáveis e com o professor, desenvolvendo a habilidade de flutuação em decúbito dorsal e ventral com bloqueio respiratório. 

       Deslocamento na superfície d’água com auxilio ou não de flutuadores, assim como resgatar objetos no fundo da piscina com e sem auxílio do professor. Saltar na água a partir do colchão, das bordas da piscina, e sair da mesma através das escadas.

Desenvolver a sociabilização entre os demais colegas e pais e professor, dentro das rotinas estabelecidas pelo professor como brincadeiras e cantigas. Aprendizagem da imersão e deslocamento subaquático com auxílio de pés e mãos.

NINF-1: NATAÇÃO INFANTIL NIVEL 1 ADAPTAÇÃO E INICIAÇÃO

      Destinado a crianças a partir de 4 anos em diante, que tenham pouca ou nenhuma vivencia em piscina sobre a supervisão de um professor, crianças que tenham algum trauma com o meio aquático.

      Nesta fase os alunos serão estimulados para cumprir com os objetivos desse nível, que são:

- Adaptação ao meio liquido;

- Bloqueio Respiratório (apnéia);

- Flutuação em decúbito Dorsal (de costas para água) e ventral (de frente para água);

- Realizar a pernada dos nados Crawl e Costas com auxílio de flutuadores;

- Nadar cachorrinho com respiração frontal (iniciação nado Crawl);

- Deslocamento de Canguru até o meio da piscina, controlando o ritmo respiratório, (Inspirar o ar fora d’agua e expirar o ar dentro d’agua);

- Mergulhar e pegar objetos no fundo da piscina c/ ou s/ auxilio do professor, na parte rasa da mesma;

- Deslizar na água a partir da borda (flecha c/ e s/ motor), em decúbito frontal e dorsal,

- Nadar Sapinho (iniciação nado Peito),

- Mergulhar livremente pela piscina na parte rasa e fundo;

- Saltar da Borda da Piscina (sentado, de joelhos de pé);

- Coordenar movimentos de braçadas e pernadas com e sem auxílio de flutuadores até o meio da piscina (12 metros);

- Deslocar-se através da piscina nadando os estilos Crawl e Costas sem auxílio do professor;

- Percorrer no mínimo 250 metros durante o período da aula (10 chegadas deslocando-se da borda ao meio da piscina).

 

NINF-2: NATAÇÃO INFANTIL NIVEL 2 APRENDIZAGEM

      Destina-se a crianças que já tenham cumprido com seus objetivos do NINF-1 e adolescentes que já tenham passado pelo NAD-1 e já saibam nadar os estilos Crawl e Costas ou qualquer aluno que tenha sido nivelado pelo professor anteriormente.

      Nesta fase os alunos serão estimulados para cumprir com os objetivos desse nível, que são:

- Aperfeiçoar o nado Crawl com respiração unilateral, realizando o rolamento do corpo de forma coordenada com a entrada da braçada a frente da cabeça;

- Executar a recuperação da braçada (fase aérea) do nado Crawl com maestria;

- Aperfeiçoar o nado Costas, com rolamento do corpo;

- Realizar as saídas de borda dos nados Crawl e Costas;

- Realizar a virada simples dos nados Crawl e Costas;

- Aprender o nado Peito de maneira fragmentada (braçada, respiração, pernada e deslize);

- Realizar saída, virada e chegada do nado Peito;

- Coordenação Global do nado Peito;

- Iniciação da Golfinhada (ondulação de decúbito ventral e dorsal na superfície d’agua);

- Deslocar-se com maestria por toda a piscina na superfície e no fundo, sem qualquer tipo de auxilio;

- Realizar cambalhotas dentro d’agua (iniciação para virada olímpica dos nados Crawl e Costas);

- Deslocar-se por 25 metros golfinhando (iniciação do nado Borboleta);

- Percorrer no mínimo 750 metros nadando, os três estilos Crawl, Costas e Peito junto com seus educativos, durante o período da aula (15 chegadas piscina inteira).

 

NINF-3: NATAÇÃO INFANTIL NÍVEL 3 APRIMORAMENTO

       Destina-se a crianças que já tenham cumprido com seus objetivos do NINF-2 ou qualquer aluno que tenha sido nivelado pelo professor anteriormente.

       Nesta fase os alunos serão estimulados para cumprir com os objetivos desse nível, que são:

- Nadar o estilo Crawl com maestria, realizando respiração bilateral, entrada n’água com golfinhada, virada olímpica.

- Executar variações no ritmo respiratório, 3x1, 5x1, 7x1 etc....;

- Aperfeiçoar o deslize n’água no nado Crawl, e ritmos alternados das pernadas;

- Utilização de Implementos para melhoria da performance própria (pé de pato, palmares, poliboia entre outros);

- Nadar o estilo Costas com maestria, realizar golfinhada de costas, durante as saídas e viradas;

- Aprender a virada olímpica do nado Costas e aperfeiçoar o rolamento do corpo;

- Nadar o estilo Peito com maestria, aprender a filipina nas saidas e viradas;

- Aprendizagem da braçada nado Borboleta, desenvolver coordenação do nado, golfinhada e braçada ritmada;

- Desenvolver o nado Medley e suas especificidades, como organização, transições e variações;

- Condicionar os alunos aerobicamente, para possibilitar ao atleta condições de integrar a equipe de natação, se assim for sua opção;

- Percorrer no mínimo 1500 metros, nadando no período da aula.

 

NINF-4: NATAÇÃO INFANTIL NÍVEL 4 EQUIPE

      Destina-se a crianças que já tenham cumprido com seus objetivos do NINF-3, qualquer aluno que tenha sido convidado pelos Professores responsáveis pela Equipe, qualquer aluno que tenha sido nivelado pelos Professores da Equipe, ou qualquer aluno que tenha sido indicado pelos demais professores para fazer um teste na Equipe por 30 dias, (esse aluno permanece inscrito no seu horário para não perder sua vaga caso não seja aprovado no primeiro teste), esse aluno deve ter no mínimo 11 anos.

       É fundamental a vivencia dos atletas da Equipe, nas competições que o clube participar, seja no complexo aquático do Grêmio Geraldo Santana ou em outras instituições que houverem competições.

       Os treinos da Equipe de Natação Infantil, ocorrem de 2ª a 6ª feira, das 14h45min às 16h. E o aluno deverá se comprometer com pelo menos 3 dias de treino dos 5 dias possíveis.

       Todos alunos podem fazer parte da Equipe de Natação Infantil, desde que se preparem para as exigências da mesma, se por algum motivo após o teste ele não for aprovado, ele poderá realizar um novo teste de 3 a 6 meses depois, buscando aprimorar as  necessidades diagnosticadas pelo Professores da Equipe. O aluno poderá efetuar o Teste para Equipe quantas vezes quiser.

HIDROGINÁSTICA

 

      As aulas de Hidroginástica têm como objetivos principais a melhoria dos Males que atacam nosso corpo, melhorando a tonacidade muscular, a capacidade cardiorrespiratória, a força muscular, a diminuição do peso corporal e a flexibilidade, assim sendo a melhoria geral da saúde físico-mental de nossos praticantes.


      Durante as aulas são utilizados recursos como halteres, espaguetes, carinhas e demais implementos assim como o próprio corpo, para realização de exercícios ancorados (com os pés no chão) e em flutuação, com auxilio de música.


      A prática do HIDRO que é mais conhecida, é revigorante, rejuvenescedor, relaxante sem provocar impactos relevantes nas articulações, além de ser uma atividade divertida que estimula a socialização entre seus praticantes .


HIDROBIKE – JUMP

 

      É uma atividade física executada dentro da água, sobre uma bicicleta adaptada ou sobre um mini-trampolim, que trabalha de maneira mais significativa os membros inferiores, cujos benefícios para a saúde são melhoria da circulação sanguínea, diminui o acúmulo de gorduras corporal, melhora a condição cardiorrespiratória, ajuda no recondicionamento físico, enrijece os membros inferiores, tem impacto zero para as articulações e auxilia também no alongamento muscular.


       Durante as aulas também são executados exercícios para membros superiores, músculos abdominais e os músculos paravertebrais, com e sem auxilio de outros implementos. É fundamental a utilização de sapatilhas especificas para pratica de Hidrobike.


HIDROTERAPIA OU FISIOTERAPIA AQUÁTICA

 

      O clube em parceria com a empresa terceirizada Viver Clínica de Fisioterapia, oferece sessões de hidroterapia para sócios e não sócios nas dependências do clube Geraldo Santana.


       A hidroterapia ajuda a diminuir problemas de postura e transmite sensação de bem-estar. Além disso também contribui para: fortalecimento muscular; alívio de dores musculares ou articulares; melhora do equilíbrio e coordenação motora; promoção do relaxamento muscular; diminuição de distúrbios do sono; redução do estresse e ansiedade; aumento da amplitudes das articulações, também indicado para recuperação de atletas e pacientes pós-cirúrgicos.

Observações para uso da Piscina em todas as modalidades:


É OBRIGATÓRIO a utilização de chinelos no deslocamento dentro do complexo aquático, assim como utilização de TOUCA, além de Sunga ou Short sem bolso para os homens e Maio, Biquíni ou Sunquini para as mulheres.


A DUCHA antes da entrada n’água e questão de saúde, obrigatório de acordo com a VIGILANCIA SANITÁRIA do Estado.
É SEMPRE importante consultar assim que possível um médico para fazer um Checkup, e apresentar ao seu Professor, um atestando sobre sua condição física para pratica esportiva com segurança.


O clube conta com suporte de ambulância de emergência da TRANSUL EMERGENCIAS MEDICAS para atendimento dentro das dependências do clube.