top of page

AGENDA DA PRESIDÊNCIA | março a junho de 2019


123 anos do Clube do Comércio

A cerimônia de 123 anos do coirmão Clube do Comércio também contou com a presença de representantes geraldinos na noite de sábado, 08. O presidente Ivo Izolan e sua esposa Nair prestigiaram o elegante jantar baile realizado na Sede Esportiva.

Homenagem da Conexis ao GSEGS

Ainda durante o sábado, 08, o Grêmio Geraldo Santana, na pessoa de seu presidente, foi homenageado com o diploma outorgado pela Confraria do Ex-Integrantes da Serraria (Conexis), em reconhecimento à amizade dispensada pelo clube aos seus integrantes. Na oportunidade, o presidente Ivo Izolan agradeceu a parceria dos confrades e reforçou que o Grêmio Geraldo Santana está sempre à disposição dos companheiros.

Avenida Pedro Américo Leal

A manhã de sábado, dia 08 de junho, foi marcada pela cerimônia de descerramento da Placa Denominativa da Avenida Pedro Américo Leal. A homenagem é o reconhecimento ao honroso e extenso currículo de Pedro Américo, que foi militar, ex-chefe de Polícia do Estado, ex-deputado Estadual do RS e ex-vereador de Porto Alegre, e foi proposta pela bancada do Partido Progressista na Câmara Municipal de Porto Alegre. Na ocasião, o presidente Ivo Izolan representou o clube no ato realizado na esquina da Av. Icaraí com a Av. Pedro Américo Leal.

Aniversário do Museu Militar do CMS

Na tarde, de quinta-feira, 06 de junho, o 1º secretário Dilson Flores Nunes representou o Grêmio Geraldo Santana nas atividades em comemoração ao 20º aniversário do Museu Militar do Comando Militar do Sul. A solenidade reuniu autoridades militares e civis, além de convidados, no Museu Militar do CMS, no centro histórico da Capital.

Dia Internacional dos Peacekeepers

A ONU instituiu o dia 29 de maio como Dia Internacional dos Peacekeepers com o objetivo de homenagear todos os homens e mulheres que, pelos seus altos níveis de profissionalismo, dedicação e coragem, serviram e continuam servindo em Operações de Manutenção de Paz, e para honrar aqueles que perderam suas vidas em prol do cumprimento das missões. A data marca o início da primeira Operação de Manutenção de Paz das Nações Unidas, autorizada pelo Conselho de Segurança, no ano de 1948: Organização das Nações Unidas de Supervisão da Trégua no Oriente Médio. A participação brasileira nas Operações de Paz, com tropa, teve seu início em 1956, com o envio do Batalhão de Infantaria de Força de Paz, Batalhão Suez, para integrar a 1ª Força de Emergência das Nações Unidas (UNEF I), no conflito árabe-israelense, junto à Faixa de Gaza. No Rio Grande do Sul, a solenidade militar alusiva ao Dia Internacional dos Peacekeepers aconteceu na manhã de quarta-feira, 29, na sede do 3º Batalhão de Polícia do Exército (BPE), no bairro Santa Tereza, zona sul da Capital, e contou com a ilustre presença dos remanescentes ‘Boinas Azuis’, autoridades militares e civis, além de convidados. O Grêmio Geraldo Santana foi representado, na oportunidade, pelo presidente Ivo Izolan, 2º vice-presidente Rogério Viera e conselheiro Flávio Brito, a convite do Comandante Militar do Sul, General de Exército Geraldo Antônio Miotto. Cabe ressaltar que no Grêmio Geraldo Santana, os Boinas Azuis têm parada segura: além do presidente da Associação Luiz Augusto Cristóvão Liotti integrar o quadro associativo geraldino, mensalmente os membros da instituição realizam seus almoços de confraternização nas dependências do CTG, e, em novembro, uma Sexta Nobre especial homenageia seus integrantes.

57 anos do Clube Comercial Sarandi

O coirmão Clube Comercial Sarandi completou no último dia 20 de maio, 57 anos de fundação. E, para celebrar a data, associados e convidados foram recepcionados na noite de sábado, 25 de maio, na sede social do clube. Na oportunidade, foram empossados os novos membros da Diretoria do Clube. O presidente Ivo Izolan e a esposa Nair representaram o Grêmio Geraldo Santana na solenidade. “Foi um belo evento. Bem organizado e com um jantar muito saboroso. Os organizadores foram atenciosos a todos os detalhes. Estão de parabéns”, contou o presidente geraldino.

Vereadores homenageiam ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial

A convite da presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, vereadora Mônica Leal, o presidente Ivo Izolan representou o Grêmio Geraldo Santana no Período de Comunicações em homenagem ao Dia do Expedicionário e do Ex-Combatentes da FEB, na tarde de quarta-feira, 16 de maio. A solenidade, realizada no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho, na Capital, contou com o prestigio de um significativo número de representantes das Forças Armadas, autoridades civis e convidados, além da ilustre presença de três ex-combatentes da FEB. Conforme o presidente Izolan, o reconhecimento é meritório, especialmente por ainda dispor da presença de alguns dos bravos soldados que lutaram na 2ª Guerra Mundial.

Visita à 3ª RM

Cumprindo a agenda, os membros da nova Diretoria Executiva visitaram na tarde de quarta-feira, 15 de maio, o Comandante da 3ª Região Militar, “Região Dom Diogo de Souza”, General de Divisão Ríyuzo Ikeda, que assumiu o posto no início de abril. A visita teve por objetivo apresentar os responsáveis pela administração do Grêmio Geraldo Santana nos próximos três anos e reforçar as parcerias ativas entre a 3ª RM e o clube. Conforme o presidente Izolan, a equipe foi muito bem recepcionada e o encontro bastante profícuo.

Transmissão do cargo de Chefe do Centro de Coordenação de Operações

A solenidade de transmissão do cargo de Chefe do Centro de Coordenação de Operações, do General do Brigada Carlos André Alcântara Leite para o General de Brigada Raul Rodrigues de Oliveira, ocorreu na tarde de terça-feira, 14 de maio, no Salão de Honra do Comando Militar do Sul (CMS), no centro da Capital. A convite Comandante Militar do Sul, General de Exército Geraldo Antônio Miotto, o presidente Ivo Izolan e o conselheiro Flávio Brito representaram o Grêmio Geraldo Santana na cerimônia que reuniu, ainda, diversas autoridades militares e civis e demais convidados.

Dia das Mães na ASSGAPA

Na noite de sábado, 11 de maio, o presidente Ivo Izolan e esposa Nair participaram do Jantar Baile da ASSGAPA, realizado na sede, em Canoas. O evento celebrou a passagem do Dia das Mães e reuniu, além dos associados, e um significativo número de convidados. A animação da noite ficou por conta da Magnata Banda Show. O presidente do Grêmio Geraldo Santana classificou o encontro como muito positivo. “Fomos muito bem recebidos e fortalecemos os vínculos com a Diretoria da ASSGAPA e a ótima relação interpessoal que mantemos com seus representantes”, contou.

Dia das Comunicações

Na manhã de sexta-feira, 10 de maio, convidados pelo Comandante do 3º BCom, Cel Marcus Porto de Oliveira, o presidente Ivo Izolan, o 2ºvice-presidente Rogério Viera e o conselheiro Flávio Brito representaram o Grêmio Geraldo Santana na Solenidade em Comemoração do Dia da Arma de Comunicações. O evento ocorreu na Serraria, zona sul da Capital e reuniu autoridades militares e civis, além de diversos convidados.

Dia da Vitória

O Monumento ao Expedicionário foi palco para mais uma solenidade alusiva ao Dia da Vitória dos aliados na II Guerra Mundial. O evento ocorreu na manhã de quarta-feira, 08 de maio. Na oportunidade, a convite do Comandante Militar do Sul, Gen Ex Geraldo Antônio Miotto, o presidente Ivo Izolan prestigiou a cerimônia que contou a ilustre presença ex-combatentes, de representantes das Forças Armadas e demais convidados.

Festa Nacional da Cavalaria em Osório

Nem o tempo feio atrapalhou o espetáculo realizado na manhã de sábado, 04 de maio, durante a tradicional Festa Nacional da Cavalaria, no Parque Histórico Marechal Manoel Luis Osorio. O evento comemora o dia da Arma de Cavalaria, data marcada pelo nascimento de seu Patrono, o Marechal Osorio, em 10 de maio de 1808, na Fazenda Conceição do Arroio, local onde hoje está o Parque Histórico.

Coordenado pelo Comando Militar do Sul e executado pelo 3º Regimento de Cavalaria de Guarda – Regimento Osorio, de Porto Alegre, a mais antiga Unidade de Cavalaria do Exército Brasileiro que, por duas vezes em sua história, foi comandada por Osorio, o evento reuniu autoridades militares e civis, além dos convidados. Na oportunidade, o Grêmio Geraldo Santana foi representado pelo presidente Ivo Izolan, 2º vice-presidente Rogério Viera e esposa Maristela, e pelo conselheiro e ex-presidente Antônio Peixoto. Entre as presenças ilustres, o Vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão, prestigiou a cerimônia, que contou uma belíssima encenação com participação de militares, cavalos, viaturas - como jipes, blindados e mecanizados - além de aeronaves.

Vereadores homenageiam o Exército

A Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre também homenageou o Exército Brasileiro pela passagem do seu dia, celebrado em 19 de abril. A cerimônia ocorreu na tarde de segunda-feira, 22, no Plenário Otávio Rocha, do Palácio Aloísio Filho, na Capital, e reuniu autoridades militares e civis, além de demais convidados. A convite da presidente da Câmara, vereadora Mônica Leal, o presidente Ivo Izolan e o conselheiro Flávio Brito representaram o Grêmio Geraldo Santana na ocasião.

Dia do Exército no 3º RCG

Também em comemoração ao Dia do Exército, os representantes geraldinos prestigiaram a Cerimônia Militar realizada na manhã de quarta-feira, 17 de abril, no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (RCG), na Capital. Na oportunidade, o clube foi representado pelo presidente Ivo Izolan, o 1º vice-presidente Roberto Grosso e os diretores Wilson Mastella e Claudemir Batista da Silva, a convite do Comandante Militar do Sul, General de Exército Geraldo Antônio Miotto.

Grande Expediente em homenagem ao Dia do Exército na AL/RS

A convite do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Luís Augusto Lara, o presidente Ivo Izolan, o 2º secretário Valentim Aulete Silveira Gomes, o conselheiro Flávio Brito e o ex-presidente Leonel Púglia Garcia, representaram o Grêmio Geraldo Santana no Grande Expediente em homenagem ao Exército Brasileiro, realizado na tarde de terça-feira, 16 de abril, no Plenário 20 de Setembro. A cerimônia proposta pelo deputado Ten Cel Luciano Zucco reuniu autoridades militares e civis, além de um relevante número de convidados e celebrou a passagem do Dia do Exército, comemorado em 19 de abril.

90 anos do Grêmio Náutico Gaúcho

Outra entidade coirmã que celebrou a passagem de seu aniversário foi o Grêmio Náutico Gaúcho, e a data foi comemorada com glamour e sofisticação, durante um jantar dançante realizado no sábado, 13 abril. Os casais Ivo Izolan e Nair Izolan e João Antônio de Souza Peixoto e Teresinha Peixoto representaram o Grêmio Geraldo Santana na cerimônia que reuniu, além de associados e convidados, diversos representantes de clubes sociais da Capital e Região Metropolitana. O presidente geraldino avaliou o encontro como um exemplo de sucesso. “Foi uma linda celebração, num ambiente requintado e em ótimas companhias. A família geraldina parabeniza o Grêmio Náutico Gaúcho por seus 90 anos e deseja aos coirmãos muito sucesso em sua trajetória”, finalizou.

75 anos do Clube Farrapos

Na noite de sexta-feira, 12 de abril, o Clube Farrapos dos Oficiais da Brigada celebrou, com um jantar, seu 75º aniversário de fundação. Para tornar a data ainda mais memorável, associados e convidados foram recepcionados com muita elegância no Salão Fênix, na sede social do clube, em Porto Alegre. Na oportunidade, o presidente Ivo Izolan, acompanhado da esposa Nair, representou o Grêmio Geraldo Santana. Conforme o representante geraldino, celebrar a perenidade de uma entidade coirmã é sempre motivo de alegria.

60 anos da partida do Batalhão Suez

Os 60 anos da partida do 5º contingente do Batalhão Suez para o Egito - como parte das Forças de Paz da ONU no conflito existente entre o Estado de Israel, o Egito, e seus vizinhos árabes - foram celebrados na manhã de quinta-feira, 11 de abril, durante cerimônia militar alusiva à data. Realizada no 18º Batalhão de Infantaria Motorizado “Batalhão Passo da Pátria”, na capital, a solenidade comandada pelo presidente da Associação do Batalhão Suez e associado geraldino, Cel R/1 Luiz Augusto Cristóvão Liotti, homenageou os membros das tropas também conhecidas como “Boinas Azuis” e contou com a presença de convidados, além de autoridades civis e militares. O deputado mais votado do Rio Grande do Sul, Ten Cel Luciano Zucco, também prestigiou o evento. A convite do comandante do 18º BIMtz, Cel Ítalo Maineri Júnior, o presidente Ivo Izolan e o 2º vice-presidente Rogério Viera representaram o Grêmio Geraldo Santana na ocasião. Antes do encerramento, os homenageados e demais convidados posaram para uma foto histórica diante da insígnia da OM.

Transmissão de Cargo Comandante da 3ª RM

Outro compromisso que contou com a presença de representantes geraldinos foi a transmissão do cargo de Comandante da 3ª Região Militar, “Região Dom Diogo de Souza”, do General de Divisão Márcio Velloso Guimarães para o General de Divisão Ríyuzo Ikeda. Na ocasião, o presidente Ivo Izolan, o 1º secretário Dilson Flores Nunes e diversos associados prestigiaram a solenidade realizada na manhã de sexta-feira, 05 de abril, na sede do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda. A cerimônia foi precedida pela inauguração do retrato do Comandante, no Galpão Nossa Senhora da Conceição do Arroio (3º RCG), e reuniu diversos convidados, além das demais autoridades.

Palestra no CMS

De acordo com o filósofo e político irlandês Edmund Burke, “um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la”. Assim, na manhã de quinta-feira, 04 de abril, a convite do Comandante Militar do Sul, General de Exército Geraldo Antônio Miotto, o presidente Ivo Izolan representou o Grêmio Geraldo Santana na palestra “A evolução territorial no Rio Grande do Sul”, proferida pelo antigo Chefe do Estado-Maior do CMS, General de Brigada Fernando Telles Ferreira Bandeira. Na oportunidade, Bandeira revisitou a história do estado mais ao sul do país em sua formação e enumerou as dificuldades relacionadas às frequentes disputas entre as coroas de Portugal e Espanha. Conforme o presidente Izolan, o conteúdo da palestra foi muito cativante e prendeu a atenção da plateia. “Foi uma palestra muito boa. Nos fez viajar na imaginação e pensar em todas as adversidades e perigos enfrentados naquele período histórico. Também nos esclareceu sobre a necessidade perene de evolução”, concluiu. O evento, realizado no Auditório do Comando Militar do Sul, reuniu autoridades militares, civis e demais convidados.

REUNIÃO NO CMS

Ainda durante a manhã de quinta-feira, 28 de março, os representantes geraldinos, presidente Ivo Izolan, 2º secretaria Valentim Aulete Gomes, conselheiro Flávio dos Santos Britto e diretor Claudemir Batista da Silva, participaram, juntamente com outros clubes militares e confrarias, de uma reunião no Comando Militar do Sul. Na pauta do encontro, assuntos relativos à saúde e bem-estar da família militar, de modo geral. Izolan salientou que o encontro versou a respeito do no Centro de Convivência da Policlínica Militar, que ocupará todo o 4º andar da OM e contará com sala de jogos, sala de leitura, auditório e área de convivência, além de acompanhamento profissional na área da saúde. O presidente afirmou, ainda, que deseja oportunizar uma palestra sobre o envelhecimento sadio aos associados geraldinos. A data ainda não está confirmada, mas deve ser divulgada nos próximos dias.

PAINEL DEBATE A SEGURANÇA PÚBLICA NA CAPITAL

Na sexta-feira, 22 de março, o presidente Ivo Izolan participou de um evento de total relevância no cenário atual. Promovido pelo Deputado Estadual Ten Cel Zucco, o Painel Desafios de uma Nação: Segurança Pública em Foco, ocorreu no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre, e apresentou como painelistas, além do promotor, o Presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, o vice-governador Ranolfo Vieira Junior, o secretário do SENASP, Gen Ex Theóphilo. No cerne do encontro, os problemas de segurança pública, os desafios enfrentados pelo governo e as principais estratégias para a reversão do quadro atual foram debatidas entre os painelistas. O Teatro do SESI ficou lotado de participantes entusiasmados com o tema. De acordo com o presidente Izolan, implementar um plano de segurança requer uma dose extra de esforço de toda a coletividade. “Conforme o que foi exposto pelos painelistas, o quadro de insegurança que vivemos só poderá ser revertido a partir do trabalho conjunto entre as forças vivas da sociedade, o poder público e privado”, afirmou.

TRANSMISSÃO DE CARGO NO CMS

A convite do Comandante Militar do Sul, General de Exército Geraldo Antônio Miotto, o presidente Ivo Izolan representou o Grêmio Geraldo Santana na solenidade de transmissão do cargo de Chefe de Estado Maior, do General de Brigada Fernando Telles Ferreira Bandeira para o General de Brigada Carlos André Alcântara Leite, na tarde de quarta-feira, 20 de março. A cerimônia, realizada no Salão de Honra do CMS, no centro da capital, reuniu autoridades militares e civis, além de convidados.

216 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page