top of page

CTG Glaucus Saraiva elege novas Prendas e Guris em Concurso Integrado da ZS


Com a proximidade dos Festejos Farroupilhas, se avizinha a hora de eleger as novas prendas e peões, representantes do CTG Glaucus Saraiva, Departamento de Tradição e Folclore do Grêmio Geraldo Santana. Por isso, nos dias 04 e 05 de agosto, na sede da 1ª RT, ocorreu mais uma edição do Concurso Integrado da Zona Sul, que reuniu concorrentes dos CTG’s Estância da Azenha, Caminhos do Pampa e Glaucus Saraiva. A intenção do concurso, além de eleger os representantes das entidades, é reduzir os custos de organização do evento, que se tornam elevados se realizados de maneira independente.

A entidade teve sete representantes nas categorias Guri e Prendas Mini-mirim, Mirim, Juvenil e Adulta. Além da prova escrita, na qual os candidatos respondem questões sobre história e geografia do Rio Grande do Sul, Tradição, Tradicionalismo, Folclore e atualidades, os concorrentes também realizaram provas artísticas – aptidões artísticas como cantar, tocar um instrumento musical ou declamar, e, ainda, apresentar uma dança tradicional e uma de salão – e culturais, com a apresentação de uma Mostra Folclórica, que engloba a pesquisa histórica e apresentação oral do tema. Entre os assuntos apresentados na Mostra estavam as crendices do casamento, tema abordado pela concorrente Tainará Amanda Bacellar Dutra; as benzeduras, pesquisadas por Karla Gabriella da Silva Roman; a peteca, brinquedo folclórico pesquisado pela prenda mirim Nohana Silva Terra Pereira, a sapata, brincadeira folclórica apresentada pela prendinha Brunna Fernandes de Carvalho Martins e Prendas e Peões do Reino Grande do Sul, conteúdo da série literária com o mesmo nome, que foi abordada pela jovem Melissa Utz. Entre os guris, os assuntos foram a encilha, exibida por Pedro Henrique da Costa Castro Barreto e o chimarrão, demonstrado na prática por Guilherme Borba Frohlich.

Além da Comissão Avaliadora, responsável pela análise dos candidatos, de amigos e familiares dos concorrentes, o evento contou com as presenças da 2ª Prenda Mirim da 1ªRT, Maiara Lackmann, e da 1ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul, Letícia Coelho.

Apesar de já serem conhecidos os resultados do concurso, a entrega das faixas e crachás aos novos representantes do CTG Glaucus Saraiva ocorre no próximo dia 09 de setembro, no galpão da entidade construído no Parque da Harmonia, por ocasião da abertura dos festejos. Na oportunidade, será realizada a palestra ‘Usos e Costumes dos Tropeiros’, tema escolhido como projeto cultural do CTG.

119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page