• Liliane Bastos

Cássio Castilhos brilha no Rodeio da Vacaria


A criançada brilha no "fofurômetro" do The Voice Kids cantando os mais diversos sucessos. Mas para cada talento revelado pela TV, outros tantos estão nos bastidores a espera de uma oportunidade. Entretanto, paciência não é um dos adjetivos preferidos deste guri. Franzino, mas cheio de energia, Cássio Castilhos é apoiado pela família (pais, avós, irmão) e percorre os caminhos da música desde piazote. Ainda participando da invernada mini-mirim do CTG Glaucus Saraiva, em uma época em que surgiam grandes talentos musicais, ele já se destacava ao lado do irmão Guilherme Castilhos, que hoje é músico profissional junto de grandes nomes do regionalismo gaúcho.

Aos 13 anos, Cássio Castilhos de Oliveira está no 8° ano do ensino fundamental e continua a representar o CTG Glaucus Saraiva, Departamento de Tradição e Folclore do Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana, entidade na qual tem plantadas suas raízes tradicionalistas.

No último final de semana, entre os dias 1º e 04 de fevereiro, Cássio participou do Rodeio da Vacaria, considerado um dos maiores da América Latina, que nesta edição recebeu mais de 300 mil visitantes. Ele foi o grande campeão na categoria Intérprete Vocal - Peão Mirim.

Cássio foi entrevistado pelo tradicionalista e comunicador Rogério Bastos, e o conteúdo está reproduzido no blog www.rogeriobastos.com.br e transcrito abaixo.

Como foi o início de tua trajetória de interprete vocal?

Iniciei aos 4 anos acompanhando meu irmão Guilherme Castilhos nos palcos dos rodeios, festivais e festas do CTG. Nessa época já cantava refrãos de grandes temas gaúchos. "Eu sou do sul" e "Cantiga de rio e remo". Meu primeiro professor foi Silvio Costa, em Sapucaia do Sul.

Cite alguns títulos importantes

Neste final de semana premiei 1° lugar no Rodeio Internacional da Vacaria, um dos maiores rodeios do RS. Fui destaque no mês de agosto, no quadro "A Janela do Galpão", no programa Galpão Crioulo, da RBSTV. Premiei 1° lugar na Tertúlia Nativista de Santa Maria, em Dezembro de 2017. Fiquei em 2 ° lugar, no festival Carijinho, de Palmeira das Missões e 3° lugar no Festival Coxilha Nativista, de Cruz Alta.

Projetos que tu tens participado, como este com Érlon Péricles:

"Aventuras da terra gaúcha", com o cantor Érlon Pericles (teatro musical) e "Crianças Em Canto", da cantora lírica Cristina Sorrentino (grupo Infanto Juvenil).

A importância de teus professores de música:

Os meus professores são meus mestres. Estão sempre prontos a me oferecerem o que cada um tem de melhor. Três palavras os definem: Foco, Conhecimento e Parceria. O primeiro foi o professor Silvio Costa e, atualmente são: Willian Varela, Cristina Sorrentino e Karlo Kulpa.

A importância da família...

Eles são meu porto seguro estão sempre ao meu lado nas horas boas e nos grandes desafios. Meus pais e avós se orgulham de mim.

Fotos: Liz Ribeiro Diaz


78 visualizações

Rua Luiz de Camões, 337 - Bairro Santo Antônio - Porto Alegre/RS

Tel: 51 3223 5520

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira, das 09 às 16h (Secretaria, Tesouraria e HT)

©  2018 Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana. Todos os direitos reservados.