top of page
  • Foto do escritorAdmin

Homenagem ao querido Luzardo Rodrigues

“Nosso atleta de fôlego especial. Um exemplo de resistência. Grande lutador na vida e no esporte. Campeão Estadual de Luta livre, Tricampeão de Judô pelo CMS, Bicampeão pelo Exército e Forças Armadas. Continua lutando na lateral esquerda do 20 de Setembro. Inspiração para o Futebol: o português Eusébio.”

Essa é a breve descrição que constava do roteiro do 33º Baile da Comenda de 2019, no Clube Expedicionário Geraldo Santana, que homenageava o Grupo Amigos da Bola do 20 de Setembro. Seu Luzardo foi um dos fundadores do 20 de Setembro, e naquela noite foi homenageado e citado como exemplo de resistência e camaradagem por vários amigos. Junto com sua parceira, Rosa Rolin, querida e animada comendadora, bailaram e se divertiram a noite toda, exatamente há um ano.


Nas segundas e quintas-feiras, dia de nossas peladas, às 16h30, o Tio Luza, era assim que o chamávamos, chegava antes e ia à academia puxar ferro. Isso tudo aos 83 anos de idade. Nascido em 19 de janeiro de 1936, estava com 84 abóboras.

E tem mais, usava marca-passos há vários anos!


Assim que a turma ia chegando ao vestiário, ele ia lá calçar o tênis, vestir o colete dupla face, para jogar bola. No vestiário sempre chegava soltando uma piada, uma empulhação, ou uma história de quando jovem na campanha, no interior de Bagé. Muitas vezes, respondia à trova de martelo de algum atrevido ou cantarolava um samba canção, quando não um bolero antigo. Depois, dirigia-se à quadra, onde tinha escalação e posição garantida: lateral esquerdo do time do Zico, nosso diretor de esportes.


Ativo participante dos tira-gostos mensais, empunhava seu violão na banda da casa, que animava nossos encontros festivos. Mas era lindo vê-lo servindo um prato sempre farto. Ou então, limpando uma costelinha de porco assada, engraxando o bigode, tudo sempre regado com uma cerveja geladinha.


No último tira-gosto do ano de 2019, houve uma homenagem a várias categorias de atletas. O chinelinho, o perna-de-pau, o fominha, o goleador e outros. Tudo era galhofa no espírito brincalhão da confraria. Uma homenagem era verdadeira: a medalha de atleta do século ao nosso lateral esquerda Tio Luza.


Agora, este ano, justamente no dia 20 de setembro, quando recebi a notícia do falecimento do nosso amigo Luzardo, até suspeitei que poderia ser mais uma brincadeira. Fake, quem sabe?


Não era! Assim como a medalha, a notícia era verdadeira. Infelizmente!


Tio Luza está e ficará nas nossas memórias, por tudo que foi e ainda representa.

Nossos sentimentos à companheira Rosa, aos filhos e netos. Temos certeza de que o parceiro, o pai, o avô, deixou um grande exemplo de vida.


Sempre foi muito estimado pelos amigos e por muito tempo estará em nossas boas lembranças!


Que esteja em paz, com Deus!

Porto Alegre, 12 de outubro de 2020.

Jorge Luiz Bledow




101 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page