top of page
  • Foto do escritorAdmin

Clube é admitido ao Corpo de Graduados da Liga da Defesa Nacional

A longa e profícua parceria entre o Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana e a Liga da Defesa Nacional foi traduzida por mais uma bela homenagem realizada na noite de quinta-feira, 16 de dezembro, no Salão Nobre. Na oportunidade, o clube recebeu a Medalha Ordem do Mérito Cívico, outorgada pelo presidente do Conselho da Ordem, Fernando Pedroso Aboud, admitindo-o com o grau Oficial no Corpo de Graduados.

A Medalha do Mérito Cívico foi criada em 16 de dezembro de 1965, data que marca o centenário do nascimento do poeta Olavo Bilac, idealizador e um dos fundadores da Liga da Defesa Nacional, com a finalidade inicial de premiar os cidadãos nacionais que se distinguiram na difusão dos valores cívicos e patrióticos e/ou que tenham prestado apoio às atividades da LDN. Em 27 de julho de 1999, se tornou a ORDEM DO MÉRITO CÍVICO, hierarquizada nos graus Oficial, Comendador e Grande-Oficial, mantendo sua destinação original.


Durante a solenidade, o Grêmio Geraldo Santana também recebeu a MEDALHA do CENTENÁRIO DA LIGA DA DEFESA NACIONAL, criada em 07 de setembro de 2016 pelo então presidente da LDN/RS, professor Júlio Teixeira, durante as comemorações do Centenário da LDN, tem com propósito perpetuar a gratidão e o reconhecimento aos que praticam o civismo e o patriotismo, distinguindo cidadãos e cidadãs brasileiros por relevantes serviços prestados à Pátria e à Liga da Defesa Nacional. A condecoração, juntamente com a escarapela (roseta), nas cores marrom, verde, amarelo, azul escuro e azul céu, foi afixada ao topo da haste da bandeira geraldina, lembrança constante do honroso reconhecimento.


Para a homenagem, o pavilhão geraldino foi conduzido solenemente pelo 1º Secretário Claudemir Batista da Silva e outorga conduzida pelo presidente da LDN/RS, Marco Dangui Pinheiro, que, na ocasião, também condecorou o 2º vice-presidente Rogério Viera com a Ordem do Mérito Cívico.


Em reunião com a diretoria da Liga da Defesa Nacional, o presidente do Grêmio Geraldo Santana, Ivo Izolan, agradeceu a homenagem feita ao clube e enalteceu as ações patrióticas da LDN/RS. “É uma honra receber este reconhecimento de uma instituição reconhecida por sua dedicação à Pátria e à valorização do civismo. Obrigado, Liga de Defesa Nacional, nosso clube se orgulha de compartilhar dos mesmos valores dessa nobre instituição”, destacou.


Conforme o 2º vice-presidente Rogério Veira, o reconhecimento é motivo de muito orgulho para a família geraldina. “A Liga da Defesa Nacional é uma das instituições merecidamente mais respeitadas do país, e receber essa homenagem, tanto em nome do clube como em meu próprio, é muito emocionante”, afirmou o agraciado. Após a cerimônia, os presentes participaram de um coquetel preparado pelo Buffet Mont Blanck.




90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page