top of page

X Entrevero das Cozinhas Gaúchas e Torneio de Truco do Abrigo movimentam a Semana Cezimbra Jacques


Mesmo antes do início da 10ª edição do Entrevero das Cozinhas Gaúchas, o aroma dos ingredientes e temperos já se espalhava pelo Grêmio Geraldo Santana, dando uma prévia das delícias que estavam sendo preparadas para o evento. Realizado no Salão Nobre, na terça-feira, 17 de abril, o evento que integra a programação da Semana Cezimbra Jacques, em homenagem à Semana do Exército e ao major Patrono do Tradicionalismo, contou com a participação de dez cozinhas – nove representantes de Organizações Militares, que disputaram o título de campeão da noite, e a Confraria Panela de Ferro. Na oportunidade, as cozinhas do 1º CGEO, 3º ICEFEX, 3º BPE, 3º BCOM, Ba Adm Ap/3ª RM, CIB, CMPA, 3º RCG e 18º BIMtz apresentaram releituras de pratos baseados em ingredientes da gastronomia gaúcha. Os cardápios foram avaliados por uma comissão composta por Aires Scavone, dono da Escola de Gastronomia Aires Scavone, e pelos confrades Abel Barreto e Castilhos, da Confraria Panela de Ferro.

Abrindo a cerimônia, o 2º vice-presidente Rogério Viera deu as boas-vindas aos convidados e comandou a premiação dos vencedores do Torneio de Truco do Abrigo, promovido pelo CTG Glaucus Saraiva no último sábado, 13. Destinado às Organizações Militares, o evento reuniu trios da Capital e Região Metropolitana. A equipe do 3º Blog, formada pelos parceiros Prado, Marcos Magalhães e Luiz Amaro Leão, ficou com o 3º lugar. Já os truqueiros Alisson Soares, Rafael Gonçalves e Pierre Tobias, do 18º BIMTz, conquistaram o segundo lugar, enquanto o trio do CPOR, composto por Ângelo Dambroz, Vicente Morgão e Igor Monteiro, garantiu o primeiro lugar. Na sequência, o patrão do CTG Adão Chibiaque Barreto falou sobre o crescimento do evento em suas 10 edições, seguido pela 1ª Prenda da entidade que apresentou um breve relato sobre o Major Cezimbra Jacques e sua escolha como Patrono do Tradicionalismo.

Ainda durante a solenidade, duas instituições receberam a Comenda Major Cezimbra Jacques, em reconhecimento ao desempenho de suas funções junto à comunidade e aos incansáveis esforços para a preservação dos usos, costumes e valores gaúchos. Receberam a outorga, o Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA), como Organização Militar de Ensino, representado pelo Comandante do CMPA, Coronel de Cavalaria Claudio Emmanuel Faulstich e sua esposa Carla Faulstich, e o 3º Regimento de Cavalaria de Guarda “Regimento Osório”, como Organização Militar, representado pelo Comandante do 3º RCG, Coronel de Cavalaria Jader Roger Severo Delmorá e sua esposa Daniela Delmorá.

O presidente Ivo Izolan, acompanhado da esposa Nair, aproveitou a oportunidade para agradecer os presentes pelo sucesso do evento e afirmou que todo o trabalho da atual administração é em prol de seu quadro associativo. Ele também destacou a importância das cozinhas. “Esse é um momento festivo, mas de grande importância para a família geraldina, e essas cozinhas são as grandes responsáveis pelo êxito de mais essa edição do Entrevero das Cozinhas”.

Encerrada a primeira parte da solenidade, foi a vez do público saborear os pratos oferecidos pelos competidores, e na sequência foram conhecidas as cozinhas campeãs. O terceiro lugar ficou com a cozinha do 18º BIMTZ - composta por Lucas dos Santos da Cruz, Giovani Costa Matani, Nicolas Bernardo Benetti, Wagner Ary Brazeiro Fiuza e Gabriel Filho Amador - representada pelo Comandante da OM, Cel Inf Ítalo Mainieri Junior. Os vice-campeões da noite foram os membros da equipe de cozinheiros do 3º BCOM – Paulo Rafael Santos Silva, Rafael de Souza Fronteira e Willian Moreira Barbosa – representados pelo seu comandante, Ten Cel Com Marcus Porto de Oliveira. Com muita festa, os representantes da Ba Adm Ap/3ª RM comemoraram a vitória. A equipe formada pelos cozinheiros Marcos da Silva Moraes, Giovane Rodrigues da Silva e Douglas André Morel Bilhalva garantiram o primeiro lugar na competição gastronômica com um prato de ossobuco com polenta e um toque de alecrim. Por ocasião da premiação, os vencedores foram representados pelo Ten Cel Cav André Gustavo Camilo Leal Farias, comandante da Organização. O confrade Adriano, responsável por apresentar os vencedores da noite ressaltou que o Entrevero das Cozinhas Gaúchas evidencia aqueles que trabalham diariamente para manter as tropas de pé. “Esse evento homenageia os cozinheiros, que trabalham incansavelmente para alimentar os companheiros e, às vezes, são esquecidos. Parabéns a vocês por esses pratos maravilhosos. Nós, convidados, é que fomos os maiores agraciados com tanto sabor”, concluiu.

246 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page