• Admin

Morre ex-diretor e Secretário dos Transportes do RS, Leão Serrano de Oliveira Brito

Faleceu nesta terça-feira (16), no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, vítima da Covid-19, o Ex-diretor e Secretário dos Transportes do Rio Grande do Sul, Leão Serrano de Oliveira Brito, que completaria 98 anos de vida. Nascido em 1923, no distrito de Jacuhy-Soledade, hoje Sobradinho, no local onde hoje se encontra o busto de seu pai Eloy de Oliveira Brito, um dos emancipadores de Sobradinho.


Leão foi sociólogo formado pela PUC, contador, professor, assessor e chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho e Habitação no governo Ildo Menegheti, fundador do Instituto de Cooperativa Habitacional e coordenador de formação de cooperativas do o Grande do Sul e Diretor Presidente da Cooperativa Habitacional Geraldo Santana de Porto Alegre. Na carreira militar aposentou-se como 1º Tenente. Leão Serrano de Oliveira Brito foi um dos responsáveis pela pavimentação asfáltica no acesso Eloy de Oliveira Brito, no Bairro Baixada, quando foi Diretor Administrativo e Secretário dos Transportes do Rio Grande do Sul, no governo Alceu Colares, na gestão do então prefeito Adolfo Brito.


Ele também foi segundo suplente de deputado Federal, na década de 60, e candidato a Deputado Estadual, na década 90. Era viúvo de Diva de Oliveira Brito, com quem teve 5 filhos, 10 netos e 12 bisnetos. Atualmente era casado com Hildgard Krug de Oliveira Brito. Leão Serrano foi muito ligado a Sobradinho, onde esteve por inúmeras vezes. A última vez que visitou o município, foi no lançamento do livro histórico sobre seu pai Eloy de Oliveira Brito, em 2016, aos 93 anos, quando discursou emocionado na Câmara de Vereadores de Sobradinho.


Leão Serrano de Oliveira Brito. Foto - divulgação

Fonte: Jornal Zero Hora e Rádio Sobradinho (https://www.radiosobradinho.com.br/ler-noticia/5vwyro/morre-ex-diretor-e-secretario-dos-transportes-do-rs,-leao-serrano-de-oliveira-brito.html)

82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo