• Liliane Pappen

AGENDA DA PRESIDÊNCIA (out, nov, dez 2019)


60 anos do Campo de Instrução de Butiá

Na manhã de quinta-feira, 10 de outubro, o Grêmio Geraldo Santana foi representado pelo presidente Ivo Izolan, 1º tesoureiro Olmiro Pillan Bolzan e 2º secretário Claudemir Batista da Silva na solenidade comemorativa ao 60º aniversário do Campo de Instrução de Butiá. O evento reuniu autoridades militares, civis e convidados na sede da Organização Militar, em Butiá, a convite do Diretor do Campo, Cel Inf QEMA Alvaro Siqueira Vasco Junior.

Palestra e Lançamento movimentam o CMS

A quinta-feira, 17 de outubro foi de agenda cheia para o presidente do Grêmio Geraldo Santana, Ivo Izolan. Na parte da manhã, a convite do Comandante Militar do Sul, General de Exército Geraldo Antonio Miotto, o representante geraldino participou da palestra Principais Tendências da Economia Internacional, proferida pelo Professor Doutor André Moreira Cunha, da Faculdade de Ciências econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento, realizado no Auditório do CMS, no centro da Capital, reuniu autoridades militares, civis e convidados.

Já à tarde, o presidente Izolan prestigiou a cerimônia de lançamento do livro Raízes do Exército Brasileiro, de autoria do General de Exército Virgílio Ribeiro Muxfeld e do Coronel Luiz Ernani Caminha Giorgis. Após a solenidade, realizada no Museu do CMS, os convidados participaram de um coquetel de confraternização.

Mourão recebe a Medalha do Mérito Farroupilha

O vice-presidente da República General Antonio Hamilton Martins Mourão foi outorgado na manhã de sexta-feira, 18 de outubro, com a Medalha do Mérito Farroupilha. A honraria foi proposta pelo deputado Tenente Coronel Luciano Zucco e a cerimônia ocorreu no Plenário Farroupilha da Assembleia Legislativa, no centro da Capital. Na oportunidade, o presidente Ivo Izolan, o 2º vice-presidente Rogério Viera, o 2º secretário Claudemir Batista da Silva, o 2º tesoureiro Daniel Flor Portal, o ex-presidente Leonel Púglia Garcia e o conselheiro Flávio dos Santos Britto representaram o Grêmio Geraldo na solenidade. Natural de Porto Alegre, Mourão foi recepcionado por autoridades políticas e militares do Rio Grande do Sul na Assembleia Legislativa.

Geraldinos homenageados pela ABIBS-RS

Para honrar seus heróis, anualmente, o Exército Brasileiro realiza em seu território uma Solenidade Militar em comemoração ao Dia das Nações Unidas e, em 2019, ao 55º aniversário de retorno do 13º Contingente do Batalhão Suez. No Rio Grande do Sul, a convite do Comandante do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado – “Batalhão Passo da Pátria”, Coronel Italo Mainieri Junior, o Grêmio Geraldo Santana foi representado na cerimônia realizada na manhã de quarta-feira, 23 de outubro, pelo presidente Ivo Izolan, 2º secretario Claudemir Batista da Silva e conselheiro Flávio Britto.

Na oportunidade, o presidente Ivo Izolan e o conselheiro Flávio Brito, juntamente com outros homenageados, receberam da Comissão de Outorgas da Associação Brasileira dos Integrantes do Batalhão Suez (ABIBS-RS) a Comenda Batalhão Suez, que representa o trabalho daqueles abnegados brasileiros para manter a Paz e preservar a humanidade, e é concedida em reconhecimento à profícua vida profissional dos agraciados.

Dia do Amigo da Marinha

O Grêmio Geraldo Santana foi representado pelo 2º secretário Claudemir Batista da Silva, 2º tesoureiro Daniel Flor Portal e pelo conselheiro Flávio Britto na cerimônia alusiva ao Dia do Amigo da Marinha, realizada na Capitania Fluvial de Porto Alegre, no centro da Capital, na manhã de quarta-feira, 06 de novembro. A convite do Comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante Flavio Macedo Brasil, a solenidade reuniu autoridades militares e civis, além de diversos convidados para a celebração da data que, conforme mensagem do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, “presta uma justa homenagem àqueles voluntários que, de forma espontânea e sincera, nos auxiliam a cultivar e divulgar, para os distintos segmentos de nossa sociedade, os valores e ações da Instituição, fomentando a relevância da Força Naval, sua rica história de contribuição ao País, suas potencialidades e o comprometimento com o desenvolvimento nacional”.

Aniversário do 3º BCom

O 3º Batalhão de Comunicações (3º BCom) celebrou na tarde de quarta-feira, 06 de novembro, seu 54º aniversário de fundação. A convite do Comandante do 3º BCom, Cel Com Marcus Porto de Oliveira, o presidente Ivo Izolan e o 2º vice-presidente Rogério Viera representaram o Grêmio Geraldo Santana na solenidade comemorativa realizada na sede da OM, localizada na Avenida Serraria, na Zona Sul de Porto Alegre. O evento contou, ainda, com a presença de diversas autoridades e convidados.

91 anos da Academia do Morro

Os 91 anos da Academia do Morro foram comemorados no início da noite de quinta-feira, 07 de novembro, em cerimônia de formatura militar. A convite do Comandante do Centro de Preparação de Oficiai