• Lili Bastos

Ambientalistas realizam 5ª edição do Dia Mundial de Limpeza das Águas em Tapes


A cada ano torna-se mais preocupante a situação das bacias hidrográficas mundiais. O excesso de lixo produzido e o descarte inadequado, desrespeitam o meio ambiente e preocupam ambientalistas que acreditam na proximidade de um colapso, se nenhuma medida for tomada. No entanto, diversas iniciativas têm demonstrado que ações simples podem contribuir – e muito – para a recuperação do meio ambiente, em especial à preservação de um bem indispensável à vida: a água.

Um exemplo desse tipo de iniciativa, é a campanha de limpeza das praias da Lagoa dos Patos, em Tapes. Fruto de uma parceria entre o Grêmio Geraldo Santana, a Prefeitura Municipal de Tapes, por meio de suas Secretarias, escolas públicas, Lions Clube e outras instituições locais, com coordenação do associado e colaborador geraldino Guilherme Peres, o dia 02 de dezembro foi dedicado à limpeza e recolhimento do lixo na orla da lagoa que tange o município.

Realizado anualmente, o evento chegou, em 2018, em sua 5ª edição e vem agregando voluntários. Esse ano, o trabalho foi ampliado e, além dos balneários na zona urbana de Tapes, a Praia de Fora, braço de terra que fica na parte externa do saco da lagoa e se transforma em barreira natural acumulando o lixo proveniente da região metropolitana, também foi limpa. A ampliação da área só foi possível graças ao número de envolvidos: mais de 200 pessoas participaram do projeto. Entretanto, os números não foram só positivos; 2018 também foi a edição com a maior quantidade de lixo recolhido!

De acordo com o coordenador do projeto, Guilherme Peres, foram percorridos quase 55 quilômetros de orla só na Praia de Fora. “Tapes tem uma área de praia bastante extensa, por isso precisamos realizar o projeto em duas etapas. No dia 02 de dezembro nos dedicamos à área central. No final de semana seguinte, nos dias 08 e 09, focamos na Praia de Fora”, contou.

Já o presidente Ivo Izolan, que acompanhou o evento, considera de grande importância esse tipo de ação. “Nosso clube tem um de seus mais belos campings aqui, na beira da Lagoa dos Patos, e nossos associados usufruem diariamente de toda a sua beleza e abundância, por isso precisamos dar nossa contrapartida cuidando desse bem precioso que é a água. Estamos engajados na preservação com ações simples, mas efetivas”, afirmou o responsável pelo Grêmio Geraldo Santana.

Iniciativas associadas

Além da limpeza das praias, o evento também associou outras iniciativas importantes. O Lions Clube Bento Gonçalves, de Porto Alegre, disponibilizou uma Unidade Móvel de Saúde Oftalmológica e ofereceu consultas para as crianças, em idade escolar – entre 07 e 16 anos - provenientes de famílias carentes do município. Foram mais de 50 atendimentos oftalmológicos. O Lions Clube, com apoio da Secretaria de Saúde de Tapes, também ofereceu testes de glicose aos participantes da ação. “Nosso agradecimento especial ao Lions Bentinho, na pessoa de sua presidente Mauren Flores e de todos os colaboradores e, também, à voluntária Eveline Oliveira, representante da Secretaria de Saúde do município, que não mediram esforços para que tudo ocorresse da melhor forma”, declarou Guilherme Peres, durante a apresentação dos resultados do Dia Mundial de Limpeza das Águas.


15 visualizações

Rua Luiz de Camões, 337 - Bairro Santo Antônio - Porto Alegre/RS

Tel: 51 3223 5520

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira, das 09 às 16h (Secretaria, Tesouraria e HT)

©  2018 Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana. Todos os direitos reservados.