• Liliane Bastos

Entrevero das Cozinhas Gaúcha lota o salão social em sua 9ª edição


Uma festa gastronômica repleta de sabores regionais marcou a 9ª edição do Entrevero de Cozinhas Gaúchas durante as programações da Semana Cezimbra Jacques, promovida pelo Grêmio Geraldo Santana e organizada pelo CTG Glaucus Saraiva. Onze OM’s disputaram o título de melhor prato do evento realizado na noite de terça-feira, 17 de abril, no salão social do clube que ficou repleto de associados e convidados. Participaram as cozinhas do 3º BPE, 3ª ICEFEx, B Adm Ap/3ªRM, CPOR/PA, 1ª Cia Gd, 18º BIMtz, 1º CGeo, CIB, 19º BIMtz, CMPA e 3º BCom.

Durante toda a tarde, as Organizações Militares prepararam o material para a elaboração dos pratos e organização de seus espaços. Por volta das 21 horas começaram as avaliações. Cada cozinha montou um prato que foi avaliado pelos membros da Confraria Panela de Ferro. Entre os quesitos, além do sabor, a montagem, os ingredientes utilizados e a finalização dos pratos também foram avaliadas. Logo após a avaliação, os participantes puderam saborear os cardápios oferecidos por cada cozinha.

Durante o evento o clube realizou uma solenidade na qual foram homenageadas instituições que no desempenho de suas funções junto às comunidades em que estão inseridas contribuem com a preservação dos usos, costumes e valores da cultura gaúcha. Nesta edição do evento foram homenageados o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva, de Porto Alegre, e o Colégio Farroupilha – Unidade Correia Lima. Na oportunidade, os representantes das duas instituições receberam a Comenda Major João Cezimbra Jacques – Patrono do Tradicionalismo Gaúcho.

Ainda na oportunidade, foram premiados os vencedores do Torneio do Abrigo de Truco Cego realizado no sábado, 14 de abril. O terceiro lugar ficou com a equipe do CPOR/PA, a segunda colocação foi conquistada pelo 3º Blog e o grande vencedor foi o trio de jogadores do 8º Blog. Na sequência, a invernada mirim do CTG Glaucus Saraiva realizou uma breve apresentação da coreografia de entrada, que faz referência ao patriotismo e valores militares.

Logo após o jantar, o 2º vice-presidente Rogério Viera convidou o representante da Confraria Panela de Ferro, Adriano Medeiros, para anunciar os vencedores da noite. A 3ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército (ICFEx) garantiu o terceiro lugar na disputa. A Base de Administração e Apoio da 3ª Região Militar ficou com a segunda colocação, enquanto o 3º Batalhão de Polícia do Exército (BPE) comemorou a vitória.

Durante o encerramento o presidente Ivo Izolan agradeceu a participação das OM’s e ressaltou o sentimento de alegria pelo sucesso do evento. “O Entrevero das Cozinhas Gaúchas e a Semana Cezimbra Jacques são exemplos de eventos exitosos em nosso clube. Chegamos à 9ª edição com onze cozinhas participantes e a expectativa de ampliação dessa confraternização nos próximos anos. Obrigado a todos os presentes. Vocês são responsáveis por esse sucesso”, declarou, emocionado, o presidente. O Cmt da 3ª RM, Gen Div Marcio Velloso Guimarães, Comandantes de OM’s de Porto Alegre, São Leopoldo, Butiá e Sapucaia do Sul e o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairioli Antunes Callegaro, além de associados e convidados, também prestigiaram o evento.

No decorrer do dia 25 de abril, o Grêmio Geraldo Santana recebeu o agradecimento pela homenagem prestada ao CPOR durante o 9º Entrevero de Cozinhas Gaúchas.

#entreverodascozinhasgaúchas #semanacezimbrajacques #CTGGlaucusSaraiva #geraldosantana #salãosocial

65 visualizações

Rua Luiz de Camões, 337 - Bairro Santo Antônio - Porto Alegre/RS

Tel: 51 3223 5520

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira, das 8h30 às 12h - 13h30 às 18h - Sábados, das 9h às 12h

©  2018 Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana. Todos os direitos reservados.